Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 9 de novembro de 2013

Oxford Derby x Brogue - Final

É com lágrimas nos olhos que eu trago aqui o último post dessa tag. Adorei os momentos em que eu passei criando todos eles. Esses iram deixar saudades.

Não sei por que escolhi deixar pra falar do Brouge por último, talvez tenha sido pelo fato dele ser o mais diferente dentre os três. Quando eu estava fazendo minha pesquisa, descobrir que existe duas teorias ligadas a criação desse calçado. Uma diz que ele é uma derivação do Oxford e a outra discorda completamente. Eu posso até reconhecer que ele carrega consigo alguns elementos do Oxford, mas não sei se concordo plenamente com o primeiro pensamento. O fato deles possuírem a mesma região de origem, Irlanda e Escócia, assim como o público alvo primário, trabalhadores e caçadores, me deixa ainda mais na dúvida em que acreditar. 

A característica mais marcante do Brogue, que faz ele se  diferenciar dos outros, é a presença de furos vazados. Eles foram criados com o intuito de ajudar os homens que trabalhavam em ambientes molhados, pois assim a água não se acumularia dentro do sapato. O que ajudava no controle da umidade além de torna o processo de secagem mais rápido.

Então, anos se passaram e mais uma vez a industria da moda resolveu interferir na vida desses pobres homens, adaptando seus calçados de trabalho e caças, fazendo deles de passarela.
Os furos deixaram de ser detalhes rústicos e mal desenhados, adquiriam simetria e hoje não mais são associados a sua original função, muito pelo contrário, agora eles possuem um status fashion. Penso que o que sobrou foram apenas vestígios da originalidade, que estão presente na vibe clássica que eles conquistaram ao longo do tempo, apenas.

Brouge não é o meu favorito, pode até ser o que eu menos gosto. Mas essa opinião não anula uma outra que reconhece a beleza do sapato. Eu não sei se pagaria por um desses, talvez se eu encontrasse uma versão com menos furos eu até poderia mudar de ideia. O exagero desses é o grande problema para mim, fora isso gosto de tudo.

 















Nenhum comentário:

Postar um comentário