Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Obra: VAGÊNIS







































Eu mesmo crisei o cropped e o desenho, e também fui eu quem o bordei.


Uma tentativa de exteriorizar através da indumentária, meus questionamentos sobre a ideia de binarismo que constitui a sexualidade normativa. Pois, se a identidade e expressão de gênero, e a orientação sexual obedecem a uma anatomia (que nos contradiz a todo o momento) então, nada melhor que começarmos destruindo e ressignificando o que justamente foi construído em cima dessas estruturas.
VAGÊNIS é uma junção da palavra “vagina” com “pênis”. Essa obra fala sobre sujeitos cuja seus aparelhos reprodutores ( que erroneamente são equiparados a órgãos sexuais) "contradizem-se" naturalmente; como por exemplo, mulheres cisgêneras que possuem cromossomo XY, e todas as demais variações do intersexo. Esta é uma obra que possui como essência o questionamento sobre o que entendemos como “homem” e como “mulher”.  Ela busca fundir, e acima de tudo transcender, esses dois conceitos, através da mistura de órgãos que são usados exatamente para criar essa separação.


+LINKS/INDICAÇÕES:
Leia o livro MANIFESTO CONTRASSEXUAL - PRÁTICAS SUBVERSIVAS DE IDENTIDADE SEXUAL, do autor Paul Beatriz Preciado. No capítulo "A industrialização dos sexos ou Money makes sex", o Beatriz faz uma discussão muito rica sobre essas contradições anatômicas. Ele apresenta para o leitor, além de outras questões, estruturas como CLITOPÊNIS, MICROPÊNIS, MICROFALO E PÊNIS-CLITÓRIS.

ps: se desejar, posso disponibilizar o pdf para você. Basta deixar seu email nos comentários.