Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

NaturePunk

A cultura punk surgida nos anos 80, faz parte de um movimento da juventude urbana de emancipação do sistema capitalista; mesmo apoiando a individualidade. Essa comunidade, ao reclamar sua liberdade, passou a questionar de maneira mais agressiva as industrias que constitui o mundo ocidental. E a moda foi uma delas. Surge então uma nova abordagem da politica de DIY (Do It Yourself / Faça Você Mesmo), que conduzia os músicos a produzirem seus trabalhos sem pedirem a ajuda de grandes produtoras. Essa ideologia também atingiu a vestimenta daqueles jovens. E visto que as ruas passaram a influenciar nas passarelas de maneira mais incisiva, essa estética de roupa feita à mão tornou-se ainda mais popular. A estilista Vivienne Westwood foi uma das grandes difusoras desse pensamento. 

Essa peça (o "cropped") foi feita por mim em 2014, cheguei até posta-la aqui no blog. Eu desmontei uma calça jeans, fiz o molde da parte de cima de uma jardineira, corte e costurei. Me inspirei nessa foto, mas depois descobri que algumas pessoas já tinham feito o mesmo que eu. Contudo, mês passado eu resolvi fazer algumas mudanças nela. Deixei mais curta e mais destruída; punk. 

Assim como o Afropunk utiliza da agressividade da cultura punk em seus discursos visuais, acredito que a natureza também precisa desse posicionamento. O NaturePunk seria um movimento que se apropriaria dessa agressividade, e lutaria pela valorização da natureza; pela preservação do meio-ambiente. Por uma religação entre o homem e o cosmo, onde entenderíamos que todos nós estamos conectados de alguma forma. Basicamente o que os hippies fazem, entretanto, no neste caso não existiria pacificidades . 

ps: não sei se o NaturePunk existe. Ou se o movimento é chamado dessa forma. Criei esse termo de maneira despretensiosa. Talvez o movimento exista, porem com outro nome.