Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 4 de julho de 2015

A ascendencia das saias masculinas e o processo de ressiginificação do vestuário




Em todos os períodos históricos, a vestimenta sempre possuiu uma importância para seus contemporâneos. Isso porque a roupa, além da proteção, também possui a função de emitir mensagens, sendo essa emissão, um reflexo dos costumes de cada sociedade. Essa dinâmica de absorver, traduzir e refletir, possui conteúdos mutantes, que mudam de acordo com cada geração. Existe portanto, um constante processo de ressignificação do vestuário.

Nos anos 2000, graças também a movimentos sociais surgidos no século XX (como o feminista, o hippie e o  LGBTT*), as barreiras religiosas e científicas presentes nos gêneros sexuais estão sofrendo constantes ataques da sociedade pós-moderna. Uma geração conhecedora dos processos de construção de consensos sociais, e de suas consequências - exclusão, segregação, assassinatos e espancamentos. Então, quando imaginamos uma equação de "conhecimento sobre o objeto + dúvida acerca do mesmo = crítica", entendemos o porque desses indivíduos conseguirem pensar em uma desconstrução dessas regras e a promover.  

Os pós-modernos ao desenvolver a quebra de fronteiras, acabam também atingindo negativamente outros elementos, sendo a cultura o principal deles. Mas em contra partida, seu pensamento liquido, que acredita em uma impossibilidade de classificação, e reconhece o processo de auto-reconhecimento como o mais correto,  acaba por legitimar por completo a complexa sexualidade humana e suas diversas maneiras de manifestação. As roupas contemporâneas passam  então a refletir essas ideias, como pode ser visto na semana de Semana de Moda Masculina de Milão (verão 2016) , nos desfiles da Viviennne Westwood, Gucci, Burberry e de J.W Anderson.


Atualmente, a industria da moda ainda continua tentando destruir as barreiras de gêneros que encontram-se presentes no espirito das roupas, introduzindo peças femininas nos armários masculinos. A saia é uma delas.  

Sim, elas já são usada pelos escoceses; os Kilts. Entretanto,  neste caso existe uma conotação fortemente cultural dessa vestimenta, que por isso acaba sendo usada apenas por um determinado grupo de individuos e em determinadas situações. O que certa parcela de moda pretende é tornar as sais algo comum entre os homens, que possam ser usadas cotidianamente para ir ao trabalho, escola, cinema e igrejas;  e não apenas em festas tipicas da cultura escocesa. 

A industria visual deseja equalizar o uso da saia com o da blusa de botão e o blazer (peças que transitam livremente entre corpos femininos e masculinos). 

Quem conhece a história da calça, sabe que foi em meados das décadas de 1920 que surgiu a feminina, criada pela Coco Chanel. Digo de maneira explicita, visto que há relatos de sua existência em décadas anteriores. Sendo apenas na década de 1960 que ela conseguiu consagrar-se como uma peça de duplo gênero. Fato que possibilitou o surgimento e desenvolvimento do conceito "unisex", antecedendo a escancarada androginia dos anos 80. Portanto, esperamos que as saias masculinas não demorem 40 anos para serem aceitas entre os ocidentais . Mas, se este for o tempo necessário para que padrões de vestimentas sejam mudados ou apagados, acredito então nós pós-modernos deveremos também começar a questionar o tempo cronológico. 
















10 comentários:

  1. Achei incrível a forma que você abordou o assunto, amei mesmo. Não tenho nada contra á homens que usam saia, acho super estiloso e um homem não vai perder sua masculinidade por causa de uma peça de roupa, super apoio, aliás somos livres.
    acidamentedocee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lua,
      você está certa, masculinidade nada tem a ver com a roupa que o homem veste :))

      Excluir
  2. Loving these different looks! Thanks for your comment on my blog ;) x
    Trend-Mae

    ResponderExcluir
  3. acho um charme, pura ousadia e fashionidade!
    Os looks que você selecionou estão fantásticos!! ADOREI.

    http://luoucuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz por você ter gostado Luciano !!
      agora espero te ver de saias também hahahha
      abraços

      Excluir
  4. Oi Gabriel! Primeiramente, quero dizer que adorei o novo topo, ficou muito lindão e continuou a cara do blog (e a tua também, haha). Segundo, gostei muito do post! Ficou com cara de artigo de revista, tu escreve muito bem e adorei a misturas de referências (pós-modernismo, cultura escocesa, estereótipos de gênero). É engraçado o estranhamento da maioria quanto aos homens de saia; tendo em vista que a moda é cíclica e já houveram muitos períodos da história da moda em que homens utilizavam a peça. Eu gosto bastante, apoio totalmente uma cultura de moda livre de estereótipos e imposição de gêneros. Os outfits que tu mostrou estão lindos, acabei preferindo as saias em xadrez (o look com jaqueta de couro + saia vermelha é incrível) e também preferido as mais abertas, com cintura alta - totalmente reta não me agrada muito.
    Beijo, Bruna S. ♥
    Chanel Fake Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Bruna <33 olha deu mó trabalho fazer essa montagem....
      Eu adorei o que falou sobre a moda ser cíclica, e super concordo. Mas em contra partida eu acho que esse ciclo está se desfazendo. Ou pelo menos é o que eu quero que aconteça hahahha
      Essa outfit também é a minha predileta, assim como o modelo que vc descreveu... inclusive fiz uma saia inspirada nele rsrsrs
      valeu pelo elogio, sério isso é muito importante para mim :))
      mil bjss

      Excluir
  5. Sad this isn't in a language I understand, 'cause I really like the astethic of your blog and the way this post looks!

    http://industrialbarbie.blogspot.com/

    ResponderExcluir