Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 22 de julho de 2014

Para amar + playlist: ANA


Certo dia, abrir meu facebook e vi que um amigo estava me  indicando uma página. Ela se chamava ANA. Então, cliquei na notificação e descobrir uma artista maravilhosa. 
Confesso que fiquei um pouco decepcionado, pois ela é daqui da minha cidade e eu nunca tinha ouvido suas músicas.


Ana Paula Gomes é artista e compositora. Dona de uma voz que parece transmitir, junto com o som, um aroma de chá camomila (ou qualquer outro que te acalme), de tanta calmaria que ela transmite. Sua voz também me lembra um café bem quente e amargo , feito por/para quem tem personalidade tão forte quanto essa mistura. Ela te ajuda a ficar acordado. ANA tem uma capacidade muito peculiar de te fazer prestar atenção no que ela esta cantando. E isso é ótimo. A maneira que ela fecha os olhos para cantar, nos prende tanto em um show quanto em uma tela de computador. As letras de suas musicas também são incríveis. Conteudistas e inteligentes. 


Ok, admito que existe uma possibilidade de tudo o que eu escrevi até agora, ser mentira. Eu realmente posso está completamente errado, até porque eu nunca fui em um show dessa artista. E minhas comparações com as bebidas podem está equivocadas. Então, pensando nisso resolvi fazer uma pesquisa mais aprofundada. Queria mostrar algo mais tecnicamente musical, mesmo eu não tendo talento, nem capacidade para isso. Para convencer você de uma vez por todas a ouvir essa menina.  

Na pesquisa descobri que ela é usuária da tag #nova mpb, e fiquei contente com esse fato. Gosto de saber que minha geração também tem capacidade de criar. Gosto de saber que na geração Z, contrariando algumas opiniões, existem jovens que possuem esse desejo de produzir coisa nova. Que não se contentam em apenas fazer uma releitura de algo que já foi sucesso em décadas anteriores.  E fico feliz em saber que ANA é uma desses jovens.  

Vou invadir o teu espaço


Com minha nave reluzente

É um amor intergalático

O que existe entre a gente

Nossos planetas tão opostos


Vão se alinhar pelo zodíaco 

Nossos destinos tão dispostos

No tempo e espaço infinito

Eu quero você pra mim
(...)
Amor Intergalático - ANA

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Para se inspirar: Flores + Black&Whiter + VSCO

Então, ultimamente eu tenho usado, com mais frequência, o meu tumblr. O rolar da dashboard sempre me proporcionou coisas estranhas. Sentimentos de saudade, alegria e até mesmo medo, são provocados por imagens, videos, músicas e asks, que ali se encontram. 
Mas a novidade mesmo é que eu redescobrir o quanto eu gosto de foto em preto e branco (#B&W). Tanto que meu tumblr é constituído por 80% delas. 
Então tirei algumas fotos nesse mês e fui testando os filtros B&W do VSCO.cam (<3). Gostei dos resultados em alguns casos. Posto aqui alguns deles.

Só mais uma coisa:
Tenho muita preguiça em passar as fotos do meu celular, via cabo usb, para o computador. Dai, resolvi criar um grid no vsco.cam. Agora, graças a interface dessa "rede social" na tela do computador, eu só preciso de alguns cliques para colocar as fotos em minha pasta.  Devo ir postando la antes de posta-las aqui no blog. Então esse link vai para os apressados: psicotendencia.vsco.co  . Visite meu perfil e aprecie as fotos antes de todos os leitores daqui do blog (hahaha). 

ps: uso o tumblr desde 2010, sou da época em que os usuários de titulavam de "unicórnios" hahahha
ps²: não sei o porque, mas tive vontade de compartilhar essa informação com você. 




 Uma parte do meu quarto. 



 Essa é a Baía de Vitória. Mais precisamente: estou perto do Porto de Vitória. Aquela pedra grande ali é o Penedo. Quando eu era criança, atravessei essas águas com muito medo e visitei uma casa que fica "colada" nele. Não da pra ver, mas ali tem algo parecido como uma praia. Mas ninguém vai la claro. Não tenho certeza, mas acredito que ainda mora gente la naquela casa. 



 Sou apaixonado por essa casa. Ela é toda cercada de flores. Nem precisa de cerca elétrica para se proteger.  
 Catedral Metropolitana de Vitória (ela também é LINDA por dentro)


Outra vez a Catedral. Ela ta em reforma. Essa foto foi tirada em uma noite que eu resolvi andar pelo meu bairro (Centro - Vitória). Um fato interessante: ali havia alguns mendigos, e quando eu passei um deles me chamou e perguntou: ei você tem fogo?.  Achei engraçado e ao mesmo tempo fiquei com medo, pois a rua estava deserta. Então respondi que não e fui pra casa. Enfim, essa mistura de sensações foi deliciosa. Recomendo.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Playlist: Fresno


Primeiramente quero esclarecer algumas coisas: 
  • não sou emo.
  • nunca fui
  • não tenho nada contra a quem já foi ou ainda é

Pois bem, agora posso começar o post.

Olha, faz muito tempo que eu curto Fresno. Lembro que eu adorava quando os clipes da banda passava na tv. Fiquei feliz em todas as vezes que eles foram anunciados como umas das atrações do VMB, e cantei as músicas junto com eles em suas apresentações. Porém, só parei para escultar algo além de seus singles, no meu 2º ano de ensino médio, quando eu conheci uma das minha melhores amigas. Ela era fan descarada de Fresno. 

Então, um dia estava transitando pela Lojas Americanas quando me deparei com um monte de cds em promoção.O da Fresno tinha uma pequena rachadura na capa e por isso estava sendo vendido  a R$ 2! SIM DOIS REAIS. Era o Revanche. Cheguei em casa e fui esculta-lo. Gostei tanto do cd que ouvi até ele começar a arranhar, sério. Enfim, desde então acompanho os lançamentos da banda. E curto praticamente tudo o que eles criam. 

Acredito que bandas podem possuir diversas fases. A Fresno passou por varias. O problema  é que o pessoal se prende em apenas uma dessas; a emo. Não digo que eu prefiro o som atual ou o passado, pois eu realmente aprecio todos. Ouço os 3 primeiros cds quando estou calmo, triste, pensativo ou com saudades de algum momente da minha vida. Já o restante, ao meu ver, é algo mais "agitado". Então, esculto as musicas quando estou animado, com raiva ou coisa parecida. Mas é claro, os cds dessse banda são muito mais complexos. Eles não se resumem em: tristes e alegres. Cada um possui musicas que  te proporcionam sentimentos diversos. Que podem mudar sempre que houver uma trocar de canções. 

Eu poderia continuar criando parágrafos para tentar expressar minha admiração e paixão por essa banda, mas esse post possui uma playlist ótima, na qual eu quero muito que todos ouçam. Então, bora apertar o play.

ps: guardem as navalhas e a maquiagem preta para o final da playlist. As musicas são muito tristezinhas.
ps²: o Spotify não possui todas as musicas que eu gosto.


Para se inspirar: Cultura indígena norte-americana

Encontrei uma dessas fotos em algum blog. Dai fui xeretar a internet para ver se eu achava mais delas. E para minha alegria/surpresa, encontrei um site com varias!


Eu adoro a cultura indígena norte americana. Sempre me chamou a atenção a influência que ela exerce no cenário fashion. Talvez o colete de couro marrom com franjas é o melhor exemplo para comprovar o que acabei de escrever. O lance é que a comunidade indígena ate agora não reclamou de quem usar essa peça, o contrário do que acontece quando algum famoso resolve colocar na cabeça um cocar.
Também existem uns traços que juntos formam detalhes lindos. Creio eu que eles possuem algum significado cultural, entretanto parece que o uso inadequado desses desenhos ainda não chegou aos ouvidos do feche de alguma tribo nativa norte americana.

Essa cultura é absurdamente rica em todos os aspectos. Eu adoro suas lendas e sou apaixonado pelo visual dessas pessoas. Não sei se teria coragem de usar algo tipico de um índio norte americano. Não faço parte daquela comunidade, e não quero desrespeita-la mesma. 

Mas não vou dizer que eu não usaria algo que foi criado pensando em fazer uma releitura de algum desses elementos culturais. Contando que fosse algo bem "releiturado", possuindo apenas simples influências. As mais discretas possíveis. Algo minimalista talvez. 
















sábado, 5 de julho de 2014

Nova tag > Outfits< + inspirações para o inveno

Ultimamente estou criando muita tag. Isso é bom para o blog, mas ao mesmo tempo eu fico preocupado. Me pergunto se darei conta de atualizar todas elas.

A novidade dessa vez são os tais outfits. Eu sigo alguns canais no youtube que constantemente postam videos mostrando combinações que eles jugam ser inspiradoras. E a maioria é mesmo. 
O que me cativa nesses videos é que eles são curtos, porém bastante úteis. São conteudistas, atualizados e as vezes divertidos. Podem mostrar tanto a última tendência do cenário fashion mundial, ligada a determina estação. Quanto podem apresentar ideias/composições quase que isentas de  influências, por exemplo, das semanas de moda que acontecem em todo o mundo. 

Então, pensando na nossa atual estação, separei quatro videos com um conteúdo invernal. Confiram.


Os videos dessa menina maravilhoso. Indico 100%