Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 18 de outubro de 2014

Movimento ANTI-SELFIE e a consagração do ocultação nas redes sociais

Ocultar defeitos para parecer mais agradável é o lema das redes sociais. Então, veneramos os programas editores de fotos, por eles possibilitarem que isso aconteça. Em 2014 surgiram as selfies. Um movimento onde o lema é " descobrir o melhor angulo do seu rosto, fotografa-lo e depois esconder, através deu um app, o que você acha feio em sua face", seja uma espinha ou um nariz. O movimento tomou proporções mundiais, e até virou alvo de pesquisa cientifica. Kim Kardashian foi considerada a líder da "revolução" selfie, e os demais ativistas somos nós: pessoas comuns, que almejam dominar a técnica que faz um conjunto de filtros fotográficos ser tão mágico quanto uma cirurgia plastica, ou um tratamento dermatológico. 

Os que já estudaram alguma das revoluções que ocorram em nosso mundo, sabem que em todas elas existiram grupos contrários àquelas novas idéias. No nosso caso, esses também não tiveram forças o suficiente para sessa-las, e as selfies acabaram sendo consagradas. 

Mas, como diz um filósofo que eu esqueci o nome: "Toda revolução traz consigo o fruto de sua própria destruição". E para comprovar esse pensamento apresento a você o movimento ANTI-SELFIE.

Acredito que o fruto estragado que está ocasionando a destruição é um conjunto de pessoas que não conseguiram dominar a técnica que eu falei no começo do texto. Junto com outro composto por uma galera inconstante, metida a futurista, cansada dos "filtros instagram". E por fim, por algum grupo de elite que não ver mas graça em tirar fotos da mesma maneira que o proletariado tira. Esconder o rosto por completo agora é a nova onda entre parte dos jovens da Geração Z. 

Desde os primórdios das redes sociais viemos lutando para alcançarmos um equilíbrio entre o mostrar e o não mostrar. Mais agora, graças ao ANTI- SELFIe, esse esforço começa a não fazer mas sentido. O total ocultamento se apresenta como uma solução para os nossos problemas. Então, proponho aqui um lema para tal movimento revoltista: "Para que ocultar detalhes, se você pode esconder seu rosto por inteiro, e mesmo assim parecer legal?"


Fiquem agora com algumas anti-selfies legais que eu achei na internet. Deixei as melhores pro final.

ps: a base do texto é a ironia, então não pensem que odeio o ANTI-SELFIE, as selfies, os filtros ou as redes sociais. Até porque, faço uso de todos esses. 


ps2: Aplicativo que lançou essa moda de esconder o rosto nas fotos: SLMMSK 














12 comentários:

  1. também adoro conhecer bloggers daqui de vitorinha ahaha
    então, confesso que não conhecia esse movimento anti-selfie hehehe achei interessante, sério hiuahauhaiuahui mas confesso que tiro mais fotos de pés do que do rosto no meu insta haahuahauha
    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por você ter gostando desse movimento Isabella :)
      Nossa nunca conheci uma pessoa que gostasse tanto de tirar fotos dos pés assim hahahha

      abraços

      Excluir
  2. HAHAHA Ri muito com o texto e as fotos, achei bem divertido esse movimento "anti-selfie". Ainda não conhecia! Na verdade preciso confessar que eu sou o maior exemplo de atraso virtual, quando eu começo a finalmente tomar gosto pelas selfies e conhecer os aplicativos bons, aprender a usá-los e ganhar o hábito de tirar as fotos com certeza frequencia: a onda passa! Agora é anti selfie. adorei! o blog =))
    Beijos!
    www.vanessachanice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de saber que meu texto tem divertido algumas pessoas hahaha
      Vanessa, eu também sou assim desatualizado, mas para outras coisas. Por exemplo: séries e filmes. hahaha
      fico feliz por você ter gostado do meu blog:)

      bjs

      Excluir
  3. Eu participava disso e nem sabia!!!!!!!!! Socorro. Mas enfim, olha minha fotinho ali <3 heheheh. Primeiramente, eu adorei o seu texto!!! Como sempre, muito bem elaborado, ainda bem que tu esclareceu que estava sendo irônico rsrsrs, mas enfim, eu também não entendo o que leva as pessoas a querer mostrar uma coisa que não são nas redes sociais através de selfies e sobre esse aplicativo: SOU APAIXONADA!!!!!!!! Adorei as fotos também, queria o perfil de alguns para seguir :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMMMMM!!! Você foi uma das primeiras pessoas que eu vi usando esse app.
      Obrigado pelos elogios referentes ao texto Marielen. E em relação aos perfis,recomendo que você mesma procure no instagram, através de tags como "smmsk", "anti-selfie" e coisas do tipo. Existem vários usuários militantes do movimento anti-selfie hahah!

      bjs

      Excluir
  4. Maravilhoso movimento, Gabriel! (Pena que irônico Hahahah)
    Na boa, sou muito contra esse vício nojento das pessoas quererem mostrar o que NÃO são.. Meu, de que adianta postar fotos perfeitas sendo que seu próprio espelho já reflete seus pequenos defeitos?
    E outra, que se dane o fato dessas ''imperfeições'' serem rejeitadas pela tal sociedade ''perfeita'', que pra mim é intolerante e fantasiosa...
    Esses dias li uma reportagem falando que em virtude do fenômeno selfie, 2014 foi o ano recordista de cirurgias plásticas em adolescentes... será que todos concordam que isso é saudável? ¬¬
    Nada contra quem se expõe, acho até saudável e inspirador (em determinados casos, claro ~ por exemplo, na blogosfera), mas seria bom se houvesse uma conscientização geral para que as pessoas tivessem mais senso e se cobrassem menos em nome de uma estética burra e sem valor algum...

    Lacrou com o texto, ADOREI!

    Beijos,

    Hell ;*

    www.faroestemanolo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Hell, mas entenda: a ironia é que deixa o texto legal hahahha
      Esse lance de fingir o que não é nas fotos, é um absurdo. E o que me deixa ainda mais assustado, é que essa pratica é super comum entre a galera.
      Não sabia desses dados sobre as cirurgias plásticas em adolescentes, e sério, estou um pouco triste, e com raiva. Com raiva do preconceito existente, e de como ele afeta a autoestima das pessoas.
      Concordo plenamente com seu ultimo parágrafo. A conscientização precisa acontecer o quanto antes! Padrões de beleza devem ser excluídos, mas antes ridicularizados. Para que assim as pessoas entendam o quão desnecessários, e ridículos são eles.

      Excluir
    2. Concordo totalmente! As pessoas estão ficando cada vez mais obcecadas com a "perfeição". Achei um absurdo essa notícia das cirurgias plásticas, sou a favor só em casos estremos. Tipo, se sua orelha for exageradamente grande e isso te incomodar muito. Mas, eu vejo, que a maioria dos adolescentes que se submetem as cirurgias plásticas, não precisam, principalmente pelo fato de serem adolescentes. Mas tudo bem, não os culpo por isso, afinal, o corpo e deles né.

      Excluir
  5. "Para que ocultar detalhes, se você pode esconder seu rosto por inteiro, e mesmo assim parecer legal?" kkkkkkkkkkkkkkkkkk seu sarcasmo <333
    Eu estava procurando esse app há bastante tempo, acho esses efeitos muito legais u.u Eu não sabia que ele fazia parte desse movimento, interessante saber.

    ResponderExcluir